Deni Zolin

ATU pede aumento da tarifa, mas prefeitura descarta qualquer reajuste

Alegando, entre outros motivos, o aumento de 60% no preço do óleo diesel em 2021, a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria pediu reajuste da tarifa de ônibus em dezembro deste ano. A prefeitura, porém, anunciou que não vai aplicar nenhum reajuste ao preço da passagem, que está em R$ 4,20. A prefeitura preferiu se posicionar apenas por meio de nota: "A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que um pedido de reajuste da tarifa do transporte coletivo foi enviado pelo Consórcio SIM ao Executivo no dia 10 de dezembro de 2021. No entanto, neste momento, está descartada a possibilidade de aumento no valor da tarifa. A prefeitura vem mantendo permanente diálogo com as partes envolvidas nesse processo e está realizando uma série de estudos para tentar minimizar os custos da tarifa."

Em duas semanas, internações hospitalares por Covid disparam em Santa Maria

O presidente da ATU, Luiz Fernando Maffini, não quis se manifestar sobre a negativa dada pela prefeitura ao pedido de reajuste. Se não houver alta da tarifa, os salários dos funcionários dos ônibus também não serão reajustados - o último aumento foi em 2019.

O transporte coletivo fechou 2021 com média de 780 mil passageiros por mês, ficando 20% mais do que os 650 mil mensais de 2020, no primeiro ano da pandemia, mas 53% abaixo dos 1,670 milhão de usuários mensais de 2019. Durante a pandemia, a prefeitura negociou com as empresas e 50% dos cobradores foram retirados dos ônibus para reduzir custos. Além disso, a prefeitura fez acordo e antecipou o pagamento de indenizações para as empresas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Campus da Ulbra em Santa Maria poderá ser vendido a grupo do centro do país

Próximo

Proposta é que 70% das vagas da UFSM fiquem para vestibular e Peies

Deni Zolin